Cabeçalho

20 de jan. de 2017

Pasta Italiana, a Verdadeira pasta ! por Manuela Barbolan.


No 5° encontro gourmet tivemos uma aula com Chef Italiana e Brand Promoter da marca de pasta Rustichella: Manuela Barbolan.

Que nós mostrou como fazer uma verdadeira pasta italiana, abaixo segue algumas perguntas e respostas respondida em aula, que vale a pena conhecer.


Que tipo de panela devo utilizar?

Uma panela grande que comporte água suficiente para cobrir a massa por inteiro. o ideal é que esta penela seja de fácil manejo para despejo da massa ao escorregador.


Qual a quantidade ideal de água para o cozimento da massa?

Estima -se  litro de água para cada 100g de massa. Cozinhar a massa em quantidade de água conforme o recomendado, evita que a massa não alcance o ponto desejado
Quanto de sal devo colocar na água do cozimento?

Em geral considera -se 10g de sal por litro de água. O sal recomendado é sal marinho. o momento ideal para a adição de sal é quando a água chegar em seu processo de ebulição ( o sal marinho é o que utilizado na Itália, mas pode ser sal normal)


Qual o momento de colocar a massa na água? 

Logo após o sal, aguarde a água começar a borbulhar e então adicione a massa.

Espuma durante o preparo é normal? 

Sim. porém quanto mais natural, menos industrializada e de maior qualidade for a massa, menos espuma haverá durante seu preparo

Devo sempre ferver a água?

Sim. Normalmente, ela tende a diminuir a quantidade de bolhas, mas tenha cuidado para não perder o ponto de ebulição. Não adicione óleo ou azeite.Nunca lave a massa.Não adicione água fria.


Por quanto tempo devo cozinhar a massa?

Não há tempo padrão, geralmente as próprias embalagens indicam o tempo ideal. Esta informação nunca terá regra pois existem variáveis  como a qualidade da água, altitude entre outras. o que devemos nos atendar sempre, é somente ao fato de que a massa continuará o seu processo de cozimento mesmo fora da água, por até 2 minutos, por isso é importante levarmos a massa ao escorregador um pouco antes do ideal, para ao ser consumida esteja al dente.

Qual a porção de massa por pessoa devo considerar?

Geralmente calcula - se 70g a 80g de massa por pessoa. Para porções mais caseiras onde as pessoas tendem a consumir em quantidades um pouco maiores, podemos considerar cerca de 100g por pessoa. Estas quantidades podem variar de acordo com o prato, seu preparo e acompanhamento. No caso de sopas, por exemplo, certamente a porção de massa por pessoa será menor.


Como posso reaproveitar a massa já cozida?

Muitas pessoas adoram a massa aquecida. Ela pode ser reaproveitada de várias maneiras saborosas: com molho de tomate simples, ao forno, com azeite extravirgem ou em alguns casos até mesmo com a adição de algum tipo de queijo. A massa pode ser reinventada de várias maneiras, basta usar criatividade!

A Rustichella d’Abruzzo foi fundada em 1924, na Itália. O conhecimento, a paixão e a tradição fizeram com que a Rustichella se transformasse em uma marca superpremium, presente em mais de 65 países. O que torna a Rustichella tão especial é o processo artesanal por meio do qual suas massas são feitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...