Cabeçalho

8 de nov. de 2013

Como Fazer Refogado de Palma - Opuntia ficus-indica

Eu nasci no nordeste e tenho de costume comer Palma desde criança,(Opuntia ficus-indica) conhecida também como tabaibeira,figo do diabo,figueira da índia,pinteira,tuna,figueira tuna,uma especie de cacto comum em regiões semi-áridas, onde seu principal beneficio é alimentar os animais em épocas de secas,por isso que  muitas pessoas ainda se espantam ao ouvir sobre este fato e se admirarem  dizendo: *Uai mas isso é comida pra bicho*na verdade é e não é, quando sua folha este bem pequena e pouco fibrosa, utilizamos para fazer refogados o que não sabíamos é que esta planta é rica em vitamina A e Ferro além de possuir alto teor de fibras o seu fruto é conhecido por Tabaibo,figo da índia ou tuna.

Em supermercados você ira encontrar como figo da índia em Israel e na Palestina é muito comum e é conhecido como sabra,(Fruto), e é consumido habitualmente, sua origem pouco se sabe mas seu consumo remota há pelo menos 9000 anos.


 Figo da índia,palma
Agora vamos a receita  e chega de conversa.

Ingredientes:

6 folhas de palma pequenas e limpas (retire os espinhos com ajuda de uma faca)
3 dentes de alho
Bacon ou toucinho à gosto
3 colheres de óleo
Sal e pimenta à gosto
1/2 cebola picada
Caldo de legumes ou galinha(opcional)

Preparo
Retire os espinhos e certifique que não tenha nenhum outro dentro da palma,corte em pedacinhos bem pequenos,em uma panela coloque água e leve à ferver quando a água começar a levantar fervura acrescente a palma picada e deixe cozinhar até adquirir uma cor verde amarelada, retire do fogo e escorra  lave com bastante água até sair toda viscosidade,( sua textura lembra um pouco a do quiabo),depois faça um refogado com os demais ingredientes e  acrescente a palma mexa um pouco para pegar gosto e pronto e só servir.

Obs.. Aqui é muito difícil encontrar estas eu encontrei em uma praça perto do trabalho.rs

Fonte:Aqui e Aqui

16 comentários:

  1. Uma curiosidade realmente. vou experimentar este prato com palma, aqui tenho facilidade de obter a planta. inclusive, cultivo uma no vaso em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá carmem, tudo bem? Faça sim eu particularmente gosto muito.
      Bjs

      Excluir
  2. Vou experimentar pela primeira. Pois morava em uma roça e nunca tive a curiosidade de comer. Mas a minha mãe comia muito, se eu gostar continuo comprando...

    ResponderExcluir
  3. Fiz picadinho de Palmas e adorei pena que onde moro nan tem,eu estou passeando no nordeste

    ResponderExcluir
  4. Depois de aferventar eu frito em um pouco de óleo,escorro o excesso de óleo e coloco prá cozinhar com algum tipo de carne com caldo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...